quarta-feira, julho 12, 2006

Melancolia?


Melancolia?
Perguntava eu a recente amiga de smiles incontáveis e "super poderes".
A resposta saiu indefinida, como que a medo, mas percebi claramente que era um sim. Porque só daquela forma fazia sentido. Porque só assim se justificava aquele bucolismo, aquela tristeza que emanava de bons momentos passados…

Terei acabado o dia de hoje melancólico?

Houve uma manhã de pasmaceira e um início de tarde quente, sufocante, daqueles que empurra o corpo para uma inoportuna inércia. Houve depois conversa com alguém respeitável. De homem para aprendiz de homem, ou de dois simples seres que buscam o âmago da vida como objectivo uno de uma existência. [também eu quero um dia ir ao México ver os templos Aztecas] Aprendi, aprendo sempre. Como absorver verdades que tolhem sob o signo da frieza, como ser realista em mundo de subterfúgios, como ver a vida em ciência…ou simples caminho predestinado.

Pensei que depois fosse ter uma boa notícia. Saiu uma desilusão.

Vieste então tu com encantos de anjo, aquele olhar vivo que me fez apaixonar, uma saia redonda da cor da lua…Um cenário ameno, um jantar de modos simples, o prazer de uma verdadeira companhia…Portishead, um filme ligeiro, não, jamais te trataria como aquele palhaço, aperto-te a mão com mais força, apetecia-me dizer ao mundo o quanto era bom estar ao teu lado, o quanto me parecias bela naquela noite…

[Sabes, hoje coloquei a tua fotografia mais bonita no pass-partout que me deste]

Corro para casa, amargurado por esse peso que me amordaçava, na esperança de que o papel me aconselhasse nessa missão tardia…

Há um animal prostrado à porta de minha casa. O seu olhar, por si só, faz-me cair por terra. Uma cruel impotência que me curva enquanto o arrasto.

Pensei que realmente não era forte. Talvez demasiado sensível. Ou talvez fraco demais por não ser capaz de lhe minorar o sofrimento. E de repente lembro-me da conversa, da desilusão, sobravas tu, linda, mas havia um cão a morrer à minha porta e eu que faço, aquele projecto que não vinga, e agora, um destino ao meu lado que não posso alterar, não será demais?

Não, amiga…desculpa, hoje é mesmo tristeza. Mas amanhã será diferente, quanto mais não seja porque eu acredito que temos um coração de oiro e este mundo foi feito para nos sorrir, eu prometo :)

De outra maneira, como explicavas os anjos?
"A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade."
Suenens

5 comentários:

Anónimo disse...

Não é dificil perceber quando gostamos dos momentos passados com os nossos amigos. Por vezes, 1 olhar alegre como o de 1 criança por rever os seus amigos diz tudo... Diz que pretendemos repetir a experiencia.

A melancolia é resultado de todos esses momentos felizes q terminam (sabe-se lá qd s repetirão). Sei q temos uma vida pela frente, somos demasiado jovens para pensar nisso, mas o q é certo é q todas as mudanças q estão a ocorrer na vida de alguns levam a pensar nestas coisas, certo?

Mas na nossa curta vida experimentamos coisas boas e coisas más.
Uma das melhores é ter amigos verdadeiros. Que ñ devemos perder ... São eles q nos dao animo para ultrapassar e fazer esquecer as etapas mais difíceis por que passamos.

Por tudo isto, só tenho a AGRADECER aos meus amigos (sim, Super Astolfo, tb tas incluído) por serem como são.

E a melancolia ñ é 1 mau sentimento. Pelo contrário!! Só quer dizer q há boas recordações q perduram

Jinhos da MArta (ou Super MC, pros amigos)

Anónimo disse...

Errata do post anterior:

Marta (Super MAC ...)

Miguel disse...

Amigo, sabes que não sou de muitos comentários porque acabo sempre com a sensação de que nunca disse aquilo que queria. Portanto apenas te digo, que ao ler este post senti orgulho de ser teu amigo. Abraço… não é esse é o outro…

Anónimo disse...

I like it! Good job. Go on.
»

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»