quarta-feira, março 14, 2007

Para quem me quiser voltar a aturar a falar sobre cinema...


Em "About Schmidt" ressalta desde logo, sempre, em constância supreendente, o talento inato de Jack Nicholson, com subtileza, com excessos, com expressividade ou indiferença, enfim, tudo naquela justa medida que o torna, quanto a mim, um dos melhores actores de sempre. Ou então, como dizia um amigo meu, este homem mesmo que o queira não sabe ser um mau actor...
De resto, um filme interessante, de digestão fácil e momentos de fina comédia, contando com um argumento sólido e aquela mestria que só este senhor nos pode trazer.


Em "Children of Men", por outro lado, ressalvei o trabalho de câmara e a fotografia daquela Londres futurista, negra e profundamente desesperante face aos sentimentos que despertam na humanidade em 2027. Alfonso Cuaron, o realizador, foi curiosamente o produtor de "El Labirinto del Fauno", e pertence à recente armada mexicana que invadiu a edição deste ano dos Óscares. Neste contexto, a Academia também nomeou esta fita para três categorias, fotografia, edição e argumento adaptado. Há história, há reflexão, um Michael Caine em bom estilo e um Clive Owen convincente. Ao contrário do desenlace, infelizmente... De qualquer forma, temos qualidade e pelo menos duas soberbas cenas de acção que vale a pena reter...

2 comentários:

astolfo disse...

confirma-se, ninguem me quer aturar :P

Daniel C. disse...

Pronto, Pronto...
Não stresses k isso já passa...
Tens aqui o meu comentário, porque sabes k eu gosto da tua leitura cinéfila apesar das diferenças.
Ainda n tive o prazer de ver nenhum dos 2 filmes, mas k dizer do jack?
Não sabe ser mau actor, é daqueles tipos que onde entra enche de classe qualquer filme... Recorde-se no papel de Joker no primeiro e melhor batman, um registo totalmente diferente mas emprestando uma soberba interpretação que encheu de volume a personagem.
Gostei da expressão, Armada Mexicana, estas coisas são de modas, uma boa análise deixa agua na boca a quem como eu quer ver. Essa londres futurista não estará ao nivel da mise en céne do 28 days later?

Keep the good work e gd abxo, kero continuar a aconselhar-me aqui!

P.S. em forma de sugestão, faz a análise dos filmes da tua vida, tipo fight club, seven, o jogo! E guarda um espacinho para a minha sugestão : Irreversible!